mulher e os benefícios em ser MEI

Quais os benefícios em ser MEI?

Ser MEI está associado a uma série de benefícios. O MEI, ou Microempreendedor Individual, é um profissional autônomo capaz de emitir notas fiscais, abrir contas bancárias e até pedir empréstimos em nome da pessoa jurídica. No decorrer desse artigo vamos comentar algumas das principais vantagens de ser MEI quando comparado a outras figuras empresariais.

Ao fim do artigo, se lhe restarem dúvidas, não hesite em conversar conosco aqui da Onix, ok? Esperaremos seu contato.


Quais os benefícios em ser MEI?

Ao optar pela figura do MEI para utilização como regime tributário, você terá acesso a alguns benefícios, como:

  • Um CNPJ que dispensa alvará e licença para atividades;
  • Acesso a linhas de crédito únicas e desenhadas para pessoas jurídicas, com menores juros e maior flexibilidade;
  • Possibilidade de emitir notas fiscais;
  • Menor custo de manutenção empresarial, com alíquotas menores de ISS, ICMS e INSS;
  • Aquirir o direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e mais.

O MEI ainda tem em sua natureza algo vantajoso: o DAS, uma guia única de recolhimento das contribuições. Ao possibilitar o recolhimento de todos os impostos num só documento, essa pessoa jurídica oferece ao contribuinte uma chance muito menor de acabar errando e deixando de pagar algum dos valores devidos.


Como ter acesso aos benefícios em ser MEI

A figura da MEI costuma ser a primeira dos pequenos empreendedores. Cheia de benefícios, ela atrai muitas pessoas para o empreendedorismo. Paralelamente aos benefícios e vantagens oferecidos, o empreendedor deve notar também que, como qualquer modelo empresarial, o MEI impõe alguns requisitos, como um teto de faturamento anual, quantidade máxima de funcionários e atividade econômica a ser exercida.

Em continuidade, ainda existem restrições quanto a participação em outro negócio, já que para ser MEI, não se pode ter relação com outros empreendimentos; e, não ter outra empresa aberta em seu nome.

Sendo assim, caso alguma dessas regras seja quebrada, além de estar sujeito ao pagamento de multas, o empreendedor individual sofrerá o desenquadramento da MEI e do Simples Nacional, perdendo então o acesso aos benefícios e as vantagens que citamos.


É difícil abrir um MEI?

Não, o processo é bem desburocratizado, sendo bastante simples, uma vez que se entende algumas peculiaridades. Se você já checou a lista oficial de atividades permitidas no leque da MEI, basta criar uma conta no gov.br, acessar o Portal do Empreendedor e clicar em “Quero ser MEI”.

Seguindo as instruções indicadas pelo botão “Formalize-se”, você deverá conseguir criar sua empresa sem maiores problemas. Em seguida, algumas definições de atividade deverão ser declaradas, assim como pormenores sobre o local do negócio e assim por diante.


Quero ajuda nesse processo em ser MEI

Se deseja que uma assessoria especializada na abertura de empresas esteja ao seu lado, converse conosco aqui da Onix Mais e tenha acesso à nossa expertise.

Não deixe de fazer todas as perguntas que tem em mente acerca da abertura de empresas e da manutenção das mesmas, ok? Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *